PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA

PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mensagens:

Há pessoas cujas vidas se convertem em verdadeiros presentes para a comunidade. Entre estas estão os catequistas. São pedras vivas na edificação do Reino de Deus no meio do povo. São semeadores incansáveis da boa semente, o Evangelho. São irmãos entre os irmãos. Descobriram que "cristão que não vive para servir; não serve para viver" E são felizes servindo. Aprenderam que a "felicidade é salário do servir".
Pessoas assim não podem ser esquecidas. Não que elas exijam ser lembradas, mas é um gesto de profunda gratidão lembrá-las e reconhecer o seu valor e o bem que fazem na e para a comunidade eclesial.
As mensagens abaixo são singelas homenagens para todos os catequistas, que podem ser usadas no dia do catequista, reunião, encontros, retiros, etc..
E foram retiradas do livro "Para ti, Catequista" - Profeta no mundo de hoje, de José Carlos dos Santos (Frei Zeca).

ORAÇÃO DA CATEQUISTA

Senhor e Pai!
Obediente à palavra do vosso Filho, Jesus,
decidi colocar-me a serviço da messe.
Sou catequista
e tenho consciência da imensidão dos desafios.
Mas sinto-me animada por uma firme vontade
que não me deixa desistir da missão.
Obrigada, Senhor;
por esta alegria que me toma completamente,
quando penso como é lindo este ministério:
ajudar a formar as feições de vosso Filho
no rosto e no coração de cada catequizando.
Auxiliai-me sempre com vossa graça,
para que eu os mantenha unidos a vós
e os desperte para o compromisso comunitário.
Minha felicidade será vê-los em ação;
verdadeiros cristãos,
cujo modo de viver ajude a evangelizar
e edificar outros irmãos.
Assim seja, Senhor!

PROFETA-CATEQUISTA

Veio a mim a Palavra do Senhor:
"Antes de formar-te
no seio de tua mãe,
eu já te conhecia,
antes de saíres do ventre,
eu te consagrei,
e te fiz profeta para as nações".
Eu respondi:
"Ah, Senhor Deus, não sei falar,
sou uma criança".
O Senhor me respondeu:
"Não digas: ´Sou uma criança`,
pois a quantos eu te enviar irás,
e tudo o que eu mandar dizer, dirás.
Não tenhas medo deles,
pois estou contigo para defender-te".
(Jr 1, 4-8)

UM CATEQUISTA NO MEU CAMINHO

No meu caminho havia um catequista.
Aprendi com ele sobre Deus, o amor;
a Igreja, o homem, a fé...
Ensinou-me a participar;
a ser fraterno e solidário.
Apresentou-me Jesus,
falando-me de sua vida,
palavras e milagres;
do seu amor preferencial pelas crianças,
da sua morte e da vitória sobre o mundo
através da ressurreição.
Hoje, sinto-me crescido na fé,
e trago em mim um coração aradecido.
Felizmente,
havia um catequista no meu caminho.

EU NÃO TE ESQUEÇO

Eu não te esqueço, catequista!
Junto a ti, pude desfrutar
da fonte das verdades eternas.
Deus te abençoe e te recompense
pelo bem que a mim fizeste.
Segue teu caminho e tua missão,
acendendo a luz da fé.
Semeando incansavelmente
as sementes do amor
no coração das crianças e adolescentes,
dos jovens e adultos.
Eles têm fome e sede de Deus!
Não desanimes diante das dificuldades.
E não te enchas de orgulho perante o sucesso.
Deus deseja continuar falando
e amando por intermédio de ti.
Coragem!
Lembra-te: eu não te esqueço!!!

ORAÇÃO DO CATEQUISTA

Deus amado,
fonte de luz e de amor inesgotável.
Como fizestes ao longo da história,
continuais, ainda hoje, a chamar
homens e mulheres
para o serviço do vosso Reino,
na doação da vida em favor de vosso povo.
Chamados por vós do seio da Igreja
e fortalecidos por vossa graça,
eles se tornam dedicados catequistas,
profetas e profetizas,
sal e luz para o mundo de hoje.
Despertai, Senhor; novos catequistas
e conservai os que já tempos.
Abençoados, animados e inspirados por vós,
eles permaneçam fiéis,
corajosos, criativos e incansáveis
na missão de construir o vosso Reino.
Amém!

A TI, CATEQUISTA

Num mundo que se esquece de Deus,
gritas que Deus existe.
Num mundo complexo e novo,
que oferece atalhos para a felicidade,
proclamas que só existe um caminho: Jesus.
Num mundo em que tantos querem ser servidos,
escolheste fazer-te servo.
Num mundo em que muitos fogem do
compromisso com o próximo,
multiplicas teus talentos
e os colocas à disposição de todos.
Num mundo que banaliza o mistério,
pedes luz e procuras entender,
e se não consegues desvendar o mistério,
curvas-te reverente e proclamas tua fé.
Num mundo marcado pelo comodismo,
em que tanta gente espera o pão cair do céu,
reafirmas os milagres da partilha.
Num mundo individualista,
propões o antídoto da amizade.
A ti, catequista, a nossa gratidão.
Que bom que existes!

O SEMEADOR

O catequista é um semeador.
Anda pelas cidades, vilas e periferias,
semeando, a mãos cheias, valiosas sementes.
O campo é o coração de cada catequizando,
o santuário sagrado onde Deus habita
e, por sua graça, faz a semente nascer:
- A fé que se transforma em força.
- A palavra que se torna luz.
- A solidariedade que opera milagres.
- A esperança que não deixa desistir.
- A coragem que enfrenta os desafios.
- A fraternidade que gera a união.
- O perdão que refaz a ponte da paz.
- A oração que mergulha o ser humano em Deus.
- O amor que fecunda todas as sementes,
garantindo uma colheita generosa
e uma partilha feliz.

DEIXANDO PEGADAS

Teu nome é Francisco, João, Rosa,
Antônio, Marcelo, José, Maria...
Mas nós te chamamos de "catequista".
És gente da gente.
Irmã(o) do povo.
És cristã(o) consciente e comprometido(a).
Um(a) missionário(a) na comunidade.
Alguém faminto de justiça.
Um instrumento de paz.
Regozijas-te em comunicar a fé.
Falas de Deus e vive sua palavra.
Teu lema é "servir com amor".
O que de graça recebeste de Deus
de graça ofereces aos irmãos.
É assim que deixas pegadas
e te tornas uma seta que aponta para Jesus.
E escreves com a própria vida
uma história digna de um filho de Deus.

PROCURA-SE UM CATEQUISTA

Procura-se um catequista!
Não necessita ser santo "ainda",
mas deve cultivar esse ideal.
Não precisa conhecer totalmente a Bíblia,
mas é convidado a praticar a Palavra de Deus.
Não necessita ser diplomado,
mas sim aprovado na escola da vida.
Pode ser homem ou mulher,
jovem ainda ou já adulto,
mas é imprescindível que seja sensível
para compreender as inquietudes humanas,
especialmente aquela saudade do Eterno,
que só pode encontrar seu ocaso,
quando o coração mergulha em Deus.
Deve ser alguém que tnha a palavra certa,
na hora certa e do jeito certo.
Procura-se um catequista!
E podes ser tu!

SEMPRE AVANTE

Catequista,
a Igreja hoje te celebra,
e agradece a Deus o dom que realizou em ti.
Condensas no teu ministério fecundo
a vocação do leigo comprometido,
o ardor missionário na evangelização,
o cristão-luz que ilumina outras vidas.
São merecidas as preces que elevam por ti,
as homenagens que te fazem,
os presentes que oferecem.
As mensagens que a ti são dedicadas
brotam da mensagem que é a tua vida.
São alegrias que fazem parte do cêntuplo,
promessa deixada por Jesus
a todos que colocarem a mão no arado
para segui-lo sem olharem para trás.
Coragem, e sempre avante!
Bênçãos não te faltarão.

CELEBRA TUA VOCAÇÃO

Celebra teu dia, catequista!
Tens motivos e muitas conquistas
para expressares tua gratidão a Deus.
Lembra-te do motivo maior:
não foste tu quem o escolheste.
Ele olhou para ti e quis contar contigo.
Arrancou-te do anonimato e despertou em ti
a coragem de te comprometer.
Comprometendo-te, feizeste uma descoberta:
a vida é serviço.
E servir produz uma alegria indescritível
e uma felicidade verdadeira.
Deus foi generoso contigo.
Ofereceu-te bem mais do que pediu de ti.
Celebra com a Igreja, e como Igreja,
não apenas "este dia", mas a tua vocação,
que faz da tua vida um dom especial.

CORAGEM, CATEQUISTA!

Catequista, segue o teu caminho
junto aos irmãos que Deus te confiou.
Eles também são sedentos que buscam água viva
na mesma fonte em que tu bebes.
Alimenta-os com o pão da palavra,
prepara-os para a ceia eucarística.
Incentiva-os ao amor fraterno e solidário.
Desperta-os para a participação,
porque a messe continua imensa,
e clama por novos operários.
Lembra-te: tua palavra vale muito,
mas o teu exemplo vale bem mais.
Que teus frutos permaneçam,
para a glória de Deus,
para o bem dos teus irmãos
e para o teu próprio bem.
Coragem, catequista!

SAL DA TERRA

O(a) catequista é...
Alguém cujo jeito de viver
ajuda a edificar a vida de outras pessoas.
Alguém que não esconde os talentos,
multiplica-os para reparti-los.
É alguém que pratica esta Palavra de Jesus:
"Vós sois o sal da terra.
Ora, se o sal perder seu sabor,
com que se salgará?
Não servirá para mais nada,
senão para ser jogado fora
e pisado pelas pessoas". (Mt 5, 13)
É alguém que encontra sua alegria
emj ser operário da messe do Senhor;
Algém especial, porque conseguiu entender
que o verdadeiro cristão vive para servir.

OBRIGADO CATEQUISTA

Obrigado, catequista!
Guardarei comigo o teu testemunho.
Penso no tempo em que caminhávamos juntos.
Foi uma experiência de discipulado.
Não assumiste o papel de mestre.
Quiseste ser apenas instrumento,
um discípulo do divino Mestre, Jesus.
Contigo, vivi e aprendi.
Hoje, descubro, feliz,
como é imensa esta graça
de ter aprendido para viver.
Não há nada que possa pagar teu tempo,
tuas palavras, teus gestos fraternos,
tua fé, transformada em luz,
tua vida como dom partilhado.
Obrigado, amigo, irmão, profeta... catequista!

FALAI, SENHOR!

Senhor da messe,
já ouvi dizer do vosso jeito misterioso
de chamar, escolher e consagrar.
No meu chamado pessoal,
reflito o chamado de Samuel,
Elias, Jeremias, Pedro, Tiago, João...
E, como eles, só tenho uma palavra:
"Falai, Senhor, que o vosso servo vos escuta!"
Capacitai-me, não para ensinar,
mas para partilhar o que aprendi,
não para ser superior ou Mestre,
mas para ser igual, servidor,
não para ser a fonte,
mas tão-somente a água benfazeja
que encontra em vós
a vocação de saciar a sede dos irmãos.
É assim, Senhor, que desejo ser catequista.
Estou a vosso dispor.

LUZ NO MUNDO

Ser catequista é...
Não guardar a fé somente para si,
mas levá-la a quantos for prossível.
É ser cumpridor da Palavra de Jesus:
"Vós sois a luz do mundo.
Uma cidade construída sobre a montanha
não fica escondida.
Não se acende uma lâmpada
para colocá-la debaixo de uma caixa,
mas sim no candelabro,
onde ela brilha para todos os que estão em casa.
Assim também brilhe a vossa luz
diante das pessoas,
para que vejam as vossas boas obras
e louvem o vosso Pai que está nos céus"
(Mt 5, 14-16)
Obrigado, catequista"
Tua vida é uma luz
que ilumina outras vidas.

MEU AMIGO CATEQUISTA

No início do meu caminho de fé,
Havia mistérios e muitos porquês
pairando no meu céu infantil.
Eu precisava de alguém, um amigo,
que trouxessse Deus para perto de mim.
Essa missão coube a ti catequista
Ensinando e aprendendo,
partilhando comigo a tua fé,
levaste-me a experimentar
a indescritível alegria
do encontro inesquecível com Jesus.
Ele deixou de ser para mim uma "idéia"
e passou a ser o "ideal" de minha vida.
Meu catequista,
minha catequista,
como poderia esquecer-me de ti?

Nenhum comentário:

Postar um comentário