PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA

PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA

terça-feira, 26 de julho de 2011

Os sacramentos da iniciação cristã

Os Sacramentos de Iniciação Cristã são: Batismo, Crisma e Eucaristia. Por eles, são lançados os fundamentos de toda a vida cristã.

O Batismo é o primeiro Sacramento que recebemos, é o Sacramento que nos dá a Vida Nova e nos torna participantes da Vida de Deus: a Vida da Graça, que foi perdida por causa do pecado original.
Na água e no Espírito Santo, recebemos o Dom da vida nova. Aquele que é mergulhado nas águas do Batismo, ressuscita com Cristo para uma vida nova.
O Batismo apaga o pecado original e qualquer outro pecado atual, se houver, e nos faz renascer, não como simples criaturas de Deus, mas como filhos adotivos de Deus.
Os homens todos são criaturas de Deus, os batizados são filhos. Herdeiros do Céu.

"Quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus" (Jo 3,5)

O padre batiza, derramando água na cabeça do batizando, como sinal de fonte de Graça.
E pronuncia a forma do Batismo: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."
O Batismo nos torna: Filhos de Deus, Irmãos de Jesus, Membros da Igreja, Morada do Espírito Santo, Herdeiros do Céu!

(Clique aqui e veja uma sugestão de dinâmica sobre o Batismo)

Mas ninguém pode se tornar cristão sem realizar sua parte, dando uma resposta pessoal a Cristo. A vida cristã deve crescer. Nossa opção de viver e trabalhar com Cristo deve ser acolhida e confirmada por Deus Pai com a força do Espírito Santo e dos seus dons. Por isso, o cristão também recebe o Sacramento da Crisma.

A vida é um desafio constante. A sociedade em que vivemos exige uma grande coerência da nossa parte: violência, drogas, consumismo, ansiedade, emprego, estudo, namoro, família... Muitas vezes passamos por momentos de medo, de dúvida, e somos tentados a nos fechar em nós mesmos.
Nós não somos melhores que os primeiros discípulos de Jesus que, na hora de sua paixão fugiram e abandonaram-no. Nós também somos fracos e covardes.
Mas o Espírito Santo do Senhor não nos deixa sozinhos. A sua presença e a sua força nos dão a capacidade de amar como Jesus, de ter os seus sentimentos e até de sofrer por causa de Cristo.
Por isso, no dia da Confirmação, o Bispo impõe as mãos sobre os crismandos, e depois, com o óleo da Crisma, ele unge a testa do crismando e pronuncia a forma da Crisma: "Recebe por este sinal o Dom do Espírito Santo". Todos esses sinais nos dão a força para testemunhar os valores cristãos em nosso mundo. O Espírito Santo nos dá a Graça dos seus sete dons:



O crescimento em Cristo encontra seu ponto culminante na Eucaristia.
A Eucaristia é o grande sacramento do amor de Deus que quer estar intimamente unido a cada um de nós. Pela Eucaristia, instituída na última ceia, Jesus nos dá seu corpo e sangue como alimento espiritual, para nos manter na graça e nos fazer participantes da vida divina.
Eucaristia é ação de graças a Deus. Um grande "muito obrigado" por tudo o que Deus fez por nós: criação, salvação e santificação. Através da participação na Missa e na comunhão eucarística aprendemos a fazer da nossa vida um Dom de amor a Deus e aos irmãos, a exemplo de Jesus.

No encontro de hoje, percebemos que o Batismo, a Crisma e a Eucaristia são sacramentos intimamente ligados entre si. Constituem, na verdade, três etapas de um único caminho de fé e vida, através do qual a Igreja introduz os fiéis no mistério pascal de Cristo, tornando-os novas criaturas, filhos de Deus, membros vivos de seu povo santo. Por isso são chamados de Sacramentos da Iniciação Cristã.
Nos primeiros séculos da Igreja, a admissão a estes sacramentos se fazia através de um caminho crescente de conversão, através da escuta da Palavra de Deus e à docilidade ao Espírito. Exigia-se também, uma forte participação na vida de oração e nas obras de caridade da comunidade.

Ainda nos dias de hoje, a catequese de Iniciação Cristã se propõe a atingir este objetivo: ajudar os cristãos a viverem plenamente sua opção por Cristo e pela Igreja, tornando-os capazes de testemunhar sua fé diante de todos.



Você se sente mais preparado para esta missão?

Celebrando

Catequista: Os sacramentos da Iniciação são o fundamento da vida cristã. Aquele que se reconhece filho de Deus, procura demostrar sua fé, através de uma vida coerente e cheia de amor. Vamos rezar juntos esta oração, que traz algumas das atitudes do cristão, amigo de Deus.

Partir o pão
Uns para os outros,
Partilhar uns com os outros,
Ouvirem-se uns aos outros,
Aproximarem-se uns dos outros,
Das as mãos,
Abraçarem-se,
Fazer o que Ele nos fez.
Amém.

Atividades

1) Vamos criar uma expressão corporal partindo do texto acima?

2) Caça-Dons: com o sacramento da Crisma recebemos os 7 dons do Espírito Santo. Procure-os no caça-palavras:



3) Lendo a Bíblia, procure as passagens a seguir e veja o que Jesus nos diz sobre o Batismo:
a) Jo 3,5
b) Mt 28,19

4) Preencha a ficha a seguir, se você não conseguir peça ajuda a seus pais:



5) Vamos partilhar: você já testemunhou sua fé em alguma situação?

6) Cartaz: Os primeiros passos
Fundamentação: Catecismo da Igreja Católica 1212.
Preparação: fazer placas com as palavras-chave dos sacramentos da iniciação cristã e escondê-las previamente no local do encontro. Levar cartolina e durex para compor o cartaz.
Atividade: o catequista explica que escondeu previamente no local do encontro pequenas placas com os nomes dos três sacramentos da iniciação cristã, outras três com os nomes de elementos essenciais para a celebração destes sacramentos e mais três com as características de cada um deles. Pedir que os catequizandos localizem as placas e retornem aos seus lugares. O catequista vai chamando, um a um, daqueles que encontraram as placas, a completarem o mural-síntese dos sacramentos da iniciação cristã. Enquanto vai colando as placas no cartaz, faz uma revisão do que já foi aprendido.



Sugestão: pode-se também fazer a dinâmica do Jornal Falado:
Formar três sub-grupos: Batismo, Crisma e Eucaristia.
O Catequista orienta que o grupo deverá organizar as idéias principais sobre o sacramento determinado, transformaá-las em notícias e fazer uma apresentação em forma de um criativo telejornal para o restante do grupo.
Oração final: cada sub-grupo pode fazer uma oração espontânea, agradecendo a Deus pelo sacramento que foi trabalhado na dinâmica.
Jesus nos dá a vida de Deus
terça-feira, 26 de abril de 2011 22:39

A vida é um Dom de Deus, Dom gratuito que nos é dado por Amor.

Mas, além da vida natural, temos também a vida sobrenatural. No livro do Gênesis, vemos como Deus deu a nossos primeiros pais, o Dom de seu amor e sua amizade, a vida sobrenatural, vida de felicidade sem fim, junto de Deus.

Esse Dom da vida em Deus é a Graça Santificante, que perdemos por causa do pecado original.

Mas o Amor de Deus por nós é tão grande que nos enviou Seu Filho Jesus, para que através d´Ele e somente por Ele, nos seja dada a Salvação, a Graça que nos comunica a Vida Divina.
Por isso Jesus é a Fonte de Vida, Fonte de Graça. Na realidade, Jesus é a manifestação do amor do Pai por nós. Podemos dizer, Jesus é o Sacramento do Pai.

Como assim? Ora, é só lermos nos Evangelhos que Jesus, durante sua vida pública, pregou o Reino e Deus e o manifestou por meio de sinais. Quer dizer, percebemos nos gestos de Jesus - quando acolhia, ensinava, perdoava, curava, renovava - o seu interesse em comunicar vida e esperança para todos. Desse modo, Ele revelava a ternura de Deus por cada um de nós.

O próprio Jesus disse isso à uma mulher Samaritana, junto a um poço de água:
"Se conhecesses o Dom de Deus... pedirias tu mesma, e Ele te daria uma água viva... que jorrará até a Vida Eterna" (Jo 4, 1-16)

Essa água viva de que fala Jesus é a Vida de Deus, a Graça Santificante, que jorra para nós, não por nossos merecimentos, mas por merecimento do próprio Jesus Cristo, que veio ao mundo e morreu por nós, para termos a Vida Eterna.

Quem de nós não quer beber dessa Água?

Pois bem, ela nos é oferecida insistentemente durante toda nossa vida, pela ação do Espírito Santo, que Jesus nos enviou depois de sua Ascensão aos céus. A graça é um Dom, um grande presente, uma ajuda que Deus nos dá para que possamos responder ao seu convite: tornar-nos filhos de Deus, filhos adotivos, participantes de sua natureza divina, da Vida Eterna! Por isso a graça de Deus é sobrenatural, quer dizer, só Ele pode nos dar. Mas, nós devemos oferecer as condições de recebê-la e de colaborar com esse grande Dom de Deus.

Existe a Graça Habitual ou Santificante, que recebemos no Batismo. Em nós, ela é fonte da vida em santidade. Quando se diz que alguém está em "estado de graça", participa da vida divina procura agir conforme a vontade de Deus.

Existe a Graça Atual, que são auxílios, intervenções de Deus em nosso dia-a-dia para irmos ao seu encontro: um bom livro que nos cai nas mãos, um conselho de uma pessoa amiga, nosso arrependimento por algum mal que fizemos, a vontade de ajudar alguém que sofre, bons pensamentos... Mas, também recebemos a graça de Deus nos sofrimentos, doenças e contrariedades da vida, que muitas vezes nos levam a procurar a Deus. Enfim, através de sua graça, Deus quer nos dar a certeza de que Ele caminha ao nosso lado todos os dias e sempre.

Além da Graça Atual e da Graça Santificante, existe, também a Graça Sacramental, que vem para nós através dos Sacramentos, verdadeiros canais que de maneira especial e eficaz nos transmitem a Graça de Deus.

Os Sacramentos, instituídos por Jesus Cristo e confiados à Sua Igreja, são sete:

BATISMO
CONFIRMAÇÃO OU CRISMA
EUCARISTIA
RECONCILIAÇÃO E PENITÊNCIA
UNÇÃO DOS ENFERMOS
ORDEM
MATRIMÔNIO

Estes Sacramentos atingem todas as etapas e todos os momentos importantes da vida do cristão.
Por isso todo instante da vida é valioso.  Mas, em certos momentos, provamos com maior intensidade a alegria de viver. Assim acontece na vida da Igreja. A família de Deus revela a presença de Jesus, mas quando se celebram os sacramentos, esta presença se torna mais forte e solene. Jesus quis instituir estes sacramentos, estes sinais, para manifestar o seu amor nos momentos particulares da vida dos homens.  Estes sinais de salvação são confiados à Igreja. Por isso, podemos dizer que a Igreja é Sacramento de Cristo. Nos Sacramentos recebemos o Espírito Santo com sua graça que nos santifica e une à vida nova de Cristo Ressuscitado, que nos leva ao Pai.

Por isso, mais do que receber os Sacramentos, devemos viver da Graça Santificante e dar testemunho de vida cristã onde quer que estivermos.

Você crê e deseja viver esta realidade em sua vida?

Celebrando

Catequista: Vamos nos dividir em dois coros para rezar a seguinte oração do saudoso Papa João Paulo II:

1) Alegrai-vos, porque Jesus morreu na cruz! Amém.

2) Alegrai-vos, porque Ele ressuscitou dos mortos! Amém.

1) Alegrai-vos, pois no Batismo, Ele lavou-nos dos nossos pecados! Amém.

2) Alegrai-vos, pois Jesus veio libertar-nos! Amém.

Todos: Alegrai-vos, pois Ele é o Senhor da nossa vida! Amém. Aleluia!

Atividades

1) Para refletir:

a) Deus nos deu dons e qualidades. Muitas, vamos adquirindo ou conquistando na medida em que vamos nos conhecendo melhor. Quais são as qualidades que você possui e que deseja melhorar e aperfeiçoar?

b) Porém, além das qualidades, possuímos também defeitos. E, estes defeitos não só nos prejudicam mas também aos outros. Quais são os defeitos que você deve corrigir? Como você poderá conseguir isso?

2) Trabalhando em grupo:
- Vamos ler e trazer para a nossa vida a mensagem da epístola de São Paulo aos Efésios 4, 17-24.
Caminhando com Jesus no Ano Litúrgico
sexta-feira, 15 de abril de 2011 23:42

Para que nós entendêssemos um pouco melhor o que é a Igreja, e o que significa pertencer a ela, Jesus fez uma comparação com a videira, a planta que dá as uvas:
Ele disse: "Eu sou a videira; vós os ramos. Quem permanecer em mim e Eu nele, esse dará muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer" (Jo 15, 1-8)
Para vivermos na Igreja, temos que viver a Vida Nova que vem do Cristo. Temos que estar unidos a Ele. E a própria Igreja, como mãe dedicada, nos ajuda a viver com Jesus, e a participar da Vida em Cristo.
Para isso, no decorrer do ano, a Igreja celebra todos os mistérios da Redenção, desde a Encarnação de Jesus no seio da Virgem Maria, até Sua ascensão, Pentecostes, e ainda a expectativa da segunda vinda de Cristo, no juízo final.
A sequência das celebrações que recordam os mistérios da nossa Redenção, constituem o ANO LITÚRGICO, nos fazem viver os Mistérios da Vida de Jesus, e nos enchem da Graça da salvação.
O Ano Litúrgico começa no ADVENTO, que quer dizer vinda. É o tempo em que nos preparamos para celebrar o nascimento de Jesus, e vivemos a expectativa de Sua nova vinda.
Após o Advento, celebramos o TEMPO DO NATAL, a primeira vinda do Senhor, e que se estende até a festa do Batismo de Jesus.
Logo depois temos o TEMPO COMUM, onde vivemos, principalmente aos domingos, como no tempo de Jesus, ouvindo seus ensinamentos por palavras e atos, e aumentando nossa fé em que, Jesus é o Messias, o Filho de Deus.
Depois vem o TEMPO DA QUARESMA, onde através da história da nossa salvação, nos preparamos para celebrar a Paixão de Jesus.
Chega-se então, ao cume de todo o Ano Litúrgico, o TRÍDUO PASCAL:
Quita-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado Santo.
Nestes dias, celebramos com mais amor, o mistério da nossa salvação. Por Jesus, abre-se para nós o Mistério do eterno Amor do Pai.
E então cheios de alegria, celebramos a PÁSCOA, a ressurreição de Jesus.
A Páscoa é a celebração central de toda a Liturgia.
O TEMPO PASCAL se encerra com a solenidade de PENTECOSTES, cinquenta dias após a Páscoa.
Começa então a segunda parte do TEMPO COMUM, até a festa de CRISTO REI DO UNIVERSO, onde se encerra o ANO LITÚRGICO.
Durante o Ano Litúrgico, a Igreja venera e festeja a Bem-Aventurada VIRGEM MARIA, Mãe de Jesus, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. E por isso indissoluvelmente ligada à nossa redenção.

As
diferentes cores das vestes litúrgicas visam manifestar externamente o caráter
dos mistérios celebrados, e também a consciência de uma vida cristã que
progride com o desenrolar do ano litúrgico. No
princípio havia uma certa preferência pelo branco. Não existiam ainda as
chamadas "cores litúrgicas". Estas cores foram fixadas em Roma no século
XII. Em pouco tempo os cristãos do mundo inteiro aderiram a este costume.

     
Branco

    Usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria. 
     
Vermelho

        Lembra o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue. É a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão. 
     
Verde

        Se usa nos domingos do Tempo Comum e nos dias da semana. Está ligado ao crescimento, à esperança. 
     
Roxo

        Usado no Advento e na Quaresma. É símbolo da penitência e da serenidade. Também pode ser usado nas missas dos defuntos e na confissão. 
     
Preto

        É sinal de tristeza e luto. Hoje é pouco usado na liturgia. 
     
Rosa

        O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento (Gaudete) e 4º domingo da Quaresma (Laetare). 

Celebrando: Rezemos juntos a seguinte oração:

"O que nos une:
Somos batizados em nome do mesmo Deus.
Partimos o mesmo pão.
Partilhamos a mesma esperança.
Respeitamos os mesmos mandamentos.
Acreditamos na mesma palavra.
Celebramos o mesmo Deus único.
Amém"

Atividades:

1) Loteria Litúrgica
Vamos relembrar o que vimos no encontro de hoje?
Marque a coluna (1) se a primeira alternativa for a correta, a coluna (2) se for a segunda alternativa e a coluna do meio (X) se as duas estiverem corretas.



2) Durante o Ano Litúrgico a Igreja venera e festeja a Bem Aventurada Virgem Maria
. E, algumas de suas festas são bem conhecidas. Correlacione, então, a seguir:

(A) Nossa Senhora de Fátima
(B) Nossa Senhora de Lourdes
(C) Nossa Senhora Aparecida
(D) Nossa Senhora das Graças
(E) Imaculada Conceição

( ) 8 de dezembro
( ) 12 de outubro
( ) 13 de maio
( ) 27 de novembro
( ) 11 de fevereiro

3) Trabalhando em grupo:
Jesus disse: "Eu sou a videira, vós os ramos". Você já observou o que acontece com um galho que é cortado de uma árvore? Assim também acontece conosco, quando nos afastamos de Jesus.
Monte com o seu grupo um cartaz usando gravuras ou palavras que indiquem as seguintes atitudes:

ESTOU UNIDO A JESUS QUANDO...
NÃO ESTOU UNIDO A JESUS QUANDO...

4) Para refletir:
Desde que comecei a catequese, tudo o que tenho aprendido sobre Jesus, a Bíblia tem influenciado no meu modo de agir:
- diante da sociedade?
- diante das pessoas com quem convivo?
- diante de mim mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário